A Olimpíada Geo-Brasil – OGB consta de uma fase nacional e uma fase internacional. A fase nacional é constituída pela OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA – OBG e a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA TERRA – OBCT, que acontecerão de forma conjunta. As questões da OBCT fazem parte também da OBG e contribuem para a pontuação também dessa olimpíada.
A fase internacional da OGB consta da participação na International Geoghraphy Olympiad – iGeo para os alunos com o melhor desempenho na OBG e na International Earth Science Olympiad – IESO para os alunos com o melhor desempenho na OBCT. A seleção ocorre posteriormente a realização da fase presencial, por meio de regras definidas em regulamento específico. A participação nas edições internacionais, dependem de recursos financeiros e logísticos.
A Comissão Organizadora da OGB é formada por uma equipe voluntária de professores de várias instituições Brasileiras, a coordenação geral está sob a responsabilidade do Prof. Clibson Alves dos Santos (Instituto de Ciências da Natureza/UNIFAL-MG) e dos docentes Prof. Dr. Raul Reis Amorim (Instituto de Geociências/UNICAMP), Prof. Dr. Pedro Maciel de Paula Garcia (Faculdade de Geociências/UFTM), Prof. Dr. Márcio Abondanza Vitiello (Instituto de Ciências da Natureza/UNIFAL-MG).
Os estudantes participantes da Olimpíada deverão demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes.
Eventos dessa natureza primam pela competição, mas o objetivo da comissão científica da OBG é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.
A Olimpíada se desdobra em duas partes: a Etapa Competitiva Online (duas fases) e a Etapa Presencial.
As questões de ambas as fases correspondem a discussões sobre temas relacionados a Geografia Geral e algumas mais específicas de Ciências da Terra (Geografia Física). As questões mais específicas de Ciências da Terra serão devidamente sinalizadas. Todas as questões contribuem para a pontuação para a OBG, as questões de Ciências da Terra contribuem também para a pontuação da OBCT.