Visita ao Museu Internacional do Presépio

Os alunos do 7º Ano da Unidade Eletronorte, realizaram uma visita enriquecedora ao Museu Internacional do Presépio, um espaço cultural que abriga um acervo impressionante com mais de mil presépios e mais de 2.800 peças de artistas de diversas partes do mundo.

Este museu é notável não apenas pela quantidade e variedade de suas obras, mas também pelo reconhecimento oficial de seu valor histórico e cultural.

Além disso, o museu conta com o Presépio Monumental Permanente, um único grande presépio com mais de 50m², obra tombada como Patrimônio Artístico do Estado de Rondônia.

A visita proporcionou uma experiência educativa interdisciplinar, como Geografia, onde os alunos exploraram a diversidade geográfica e as diferentes tradições e representações de presépios ao redor do mundo.

Na área de Arte, o acervo diversificado do museu permitiu uma imersão nas diferentes formas de expressão artística, técnicas e materiais utilizados por artistas internacionais, enriquecendo a compreensão dos alunos sobre a arte sacra e suas variações estilísticas ao longo do tempo e das culturas.

Em História, a exposição dos presépios ofereceu uma viagem no tempo, permitindo aos alunos aprender sobre a evolução histórica das celebrações natalinas e suas influências sociais, econômicas e políticas.

Além disso, a visita foi integrada ao aprendizado de idiomas, pois muitas das obras possuem descrições e origens em línguas estrangeiras, facilitando a prática da leitura e interpretação de textos em italiano, inglês e até mesmo em latim, aumentando a proficiência linguística dos alunos.

Ainda tiveram a oportunidade de conhecer a fábrica de cerâmicas da associação, onde ocorre todo o processo de transformação do barro em belíssimos objetos decorativos e utensílios domésticos.

Foi uma tarde de muita aprendizagem, descontração e uma viagem incrível por diversos países por meio das obras que foram contempladas.

Agradecemos imensamente a todos que fazem parte da Associação São Tiago Maior, inclusive do Padre Enzo Mangano pela acolhida.

@saotiagomaior