Sisu 2021
Como Funciona o SISU
O Sisu é um sistema totalmente informatizado que recupera a nota do Enem e seleciona os melhores candidatos para uma mesma vaga, turno, curso, universidade e modalidade de concorrência. Funciona assim:
- O candidato se inscreve pela Internet, no site oficial do Sisu, usando o mesmo número de inscrição e senha do Enem (são aceitos somente candidatos que fizeram a edição mais recente do Enem). Cada candidato pode selecionar duas opções de curso dentro das vagas disponíveis em instituições públicas. Ao escolher as duas opções de curso, o participante também deve selecionar a modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência.
- Enquanto estiverem abertas as inscrições, os candidatos podem consultar a “nota de corte”, que é a menor nota do Enem possível para entrar naquela vaga. Dependendo da nota de corte, o participante pode optar por continuar disputando aquela vaga, ou tentar outra opção de curso.
- Poucos dias depois do término das inscrições, o participantes podem consultar o resultado do Sisu na página oficial do Programa.
- Os candidatos selecionados devem fazer a matrícula na universidade para garantir a vaga. Alguns cursos podem exigir provas complementares, de Habilidades Específicas, por exemplo.
- Caso sobrem vagas, quem não passou nas duas chamadas do Sisu pode se inscrever para a Lista de Espera.
- O Sisu acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.
Quem pode participar do Sisu
Qualquer pessoa que tenha feito o Enem no ano anterior e tenha obtido nota maior do que zero na redação pode participar do Sisu. Não existe limite de renda ou idade para se inscrever e o processo é gratuito.
As universidades participantes podem exigir uma nota mínima no Enem para entrar em cada um dos seus cursos. Nesse caso, a nota mínima pode ser consultada pelos candidatos após a inscrição.
Vale lembrar que bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) também podem se inscrever no Sisu. No entanto, caso seja selecionado pelo Sisu, o estudante precisará optar por apenas um dos dois programas: Sisu ou ProUni, já que não é permitido acumular esses dois benefícios.
Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/educacao/vestibular/sisu/